3 práticas para fazer uma boa gestão financeira na sua empresa.
15/01/2022

3 práticas para fazer uma boa gestão financeira na sua empresa.

Um dos principais indicadores da sua empresa é a saúde financeira, ela deve estar estável e indicando crescimento. Se você não sabe como fazer com que esse indicador se torne positivo, fazendo o seu negócio crescer de maneira saudável, vamos te dizer quais são as 3 práticas que podem melhorar a sua gestão financeira. 

Elabore um planejamento financeiro 

Essa é a primeira prática que você deve fazer virar rotina, a longo prazo, o planejamento financeiro contribui para a identificação de oportunidades de investimento e, principalmente, para expansão da sua empresa. 

Um bom planejamento financeiro deve ter itens como o orçamento de gasto mensal e anual, o cronograma de ações e os índices de viabilidade para execução dessas ações. 

Controle de fluxo de caixa 

É necessário ter um controle rigoroso do fluxo de caixa, isso colabora para que sua empresa não enfrente dificuldades financeiras, por isso, ele deve ser realizado de maneira técnica e com muito cuidado. 

Todas as entradas e saídas devem ser identificadas e classificadas, dessa maneira, o gestor pode identificar com mais facilidade as áreas que são rentáveis para o negócio e as que estão dando prejuízo. Essas movimentações podem ser caracterizadas como atividades operações, atividades de investimento e atividades de financiamento. 

Em tempo, use o fluxo de caixa para fazer a projeção do fluxo de caixa futuro, Essa previsão deve se estender até, no mínimo, o último dia último do ano seguinte. 

Acompanhe os seus resultados 

Essa é mais do que uma boa prática, ela deve ser uma regra básica e obrigatória para o seu negócio. 

Quem faz a gestão financeira de uma empresa deve monitorar minuciosamente todos os resultados alcançados pela empresa e por todos os projetos de investimentos, se houver filiais, ele deve saber sobre cada uma delas, além de controlar os contratos de prestação de serviço e de compra de suprimentos. 

Dessa maneira, a chance de erros diminui, uma vez que se torna mais fácil identificar as atividades e as unidades que colaboram com maior efetividade para o crescimento da empresa e quais são as que estão dando prejuízo financeiro a corporação. 

Existem diversos métodos para a identificação de geração de lucros, basta compará-lo ao valor gasto com investimentos. 

Essa é uma fórmula comum e bastante utilizada:

Divida o lucro líquido pela receita total, após isso, multiplique o valor por 100. 

O resultado deve ser sempre maior que zero. Outro ponto importante é a realização de comparações com as médias de lucratividade dos seus concorrentes. 

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