Como identificar o que é realmente importante para a sua empresa?
30/04/2021

Como identificar o que é realmente importante para a sua empresa?

Você que é empresário ou gestor, já passou pelo cenário de trabalhar por muitos dias, muitas horas, intensamente e, mesmo assim,  ter a sensação de que ainda não focou no que é realmente importante? 

Então, saiba que isso é mais comum do que você pensa e a boa notícia é que tem solução! 

Para que seja possível identificar o que é realmente prioritário, é necessário realizar um Diagnóstico de Desenvolvimento Organizacional. E, neste texto, vamos  mostrar como acontece esse diagnóstico e quais as principais etapas para alcançar o resultado esperado.

Como identificar o que é realmente importante para a sua  empresa?

1 – Diagnóstico de Desenvolvimento Organizacional

Diagnostico-de-Desenvolvimento-Organizacional

Através do Diagnóstico de Desenvolvimento Organizacional é possível identificar quais os principais pontos fortes e fracos do seu negócio, ou seja, as suas maiores vantagens competitivas e os pontos que precisam melhorar. 

Este diagnóstico, realizado através de Consultoria,  permite:

  • Mapear todos os setores da empresa (rh, finanças, operações, logística, etc.),
  • Comparar o cenário da organização com boas práticas do mercado,
  • Identificar quais são os principais pontos de melhoria e 
  • Definir aquilo que realmente fará a diferença para os melhores resultados do seu  negócio. 

Durante este processo são analisados aspectos como: infraestrutura, recursos, processos, controles e rotinas, comunicação, cultura, conhecimento, diretrizes estratégicas e outros pontos-chave dentro da organização. 

2 – Plano de ação

Plano-de-acao

A segunda etapa, de um bom Diagnóstico de Desenvolvimento Organizacional é, a partir do diagnóstico realizado, desenhar um plano de ação, que servirá como diretriz para as suas atividades diárias. 

Este costuma ser um dos pontos de maior fraqueza das organizações. Pois, mesmo com um diagnóstico previamente realizado, sem um plano de ação efetivo, informações e processos importantes podem acabar se perdendo diante das atividades diárias e dos vários desafios diários que nos aparecem. Não é mesmo? 

Portanto, é imprescindível gerar um mapa detalhado que indica a situação de cada aspecto conforme nível de criticidade e um plano de ação ordenado por prioridades.

3 – Priorizar aquilo que realmente é necessário

Priorizar-aquilo-que-realmente-e-necessario

Somente através de todo o processo de Diagnóstico de Desenvolvimento Organizacional, é possível priorizar aquilo que realmente é necessário e diminuir essa sensação de muito trabalho e pouco resultado. 

Esta etapa é indispensável para o crescimento contínuo e sustentável do seu negócio, pois permite focar nos pontos que realmente mais precisam de atenção e otimizar tarefas que antes você ou sua equipe perdiam muito tempo para realizar. 

Separamos 2 dicas que podem ajudar você na priorização dessas ações:

2 – Ferramenta GUT 

Esta ferramenta trabalha com os fatores de Gravidade, Urgência e Tendência (GUT). Portanto, avaliar os fatores que possuem maior gravidade, urgência e que têm a tendência de ocorrer com mais frequência pode ser uma boa maneira de definir as atividades que devem ser priorizadas.

2 – Fatores Chave de Sucesso

Outro ponto é avaliar quais os fatores de sucesso para a sua empresa, ou seja, aqueles que representam maior vantagem competitiva para que você se destaque frente à concorrência.

Vamos lá?

Gostou do conteúdo e se identificou com o que foi trazido aqui? Talvez seja hora de fazer um diagnóstico do desenvolvimento organizacional da sua empresa. 

📱(31) 3324-0964 – WhatsApp
✉️ contato@bmconsult.com.br
📍 Av. Getúlio Vargas, 671, 9º andar – Savassi – Belo Horizonte.

Leia também