O Empresário, dono ou membro da família, são empreendedores natos. Criam expectativas e, muitas vezes, forte ansiedade ao se lançarem frente às oportunidades. Possuem processo decisório rápido e com maior flexibilidade. Para trazer um equilíbrio a essas questões, há a necessidade de se contar com um Conselho de Administração com um grau intelectual elevado e bem integrado para lidar, principalmente, com as questões e decisões críticas.
Em uma empresa familiar, muitas vezes, aspectos como vaidade ou sede de poder, podem sobrepor às responsabilidades naturais e habituais dos sócios, ou seja, corre-se o risco de se negligenciar a gestão e a administração corporativa. Neste sentido, passa a ser “mandatório” constituir um Conselho de Administração profissionalizado e independente, em que a presença de consultores externos pode contribuir para a existência de uma visão ampla e isenta, com referências das boas práticas de mercado. As contribuições adicionais dessas consultorias são:
– Identificar pontos a serem melhorados na gestão, com foco prioritário também no encantamento do cliente interno e externo, em prol do comprometimento de se superar as metas de Lucratividade e Rentabilidade preestabelecidas, zelando pela Sustentabilidade e Responsabilidade Social;
– Contribuir para a gestão dos KPI’s, do Plano Estratégico, do Plano de Negócios e do Orçamento “Pedra” da Corporação;
– Trazer referências externas para as Políticas de RH e para a Gestão da Qualidade.
São focos que merecem dedicação e prioridade alta:
– Autodesenvolvimento;
– Gestão de Pessoas, com desenvolvimento de líderes e equipes de alta performance;
– Definição de Plano Estratégico e de Negócios, com foco no “Core Business”;
– Estabelecimento de Estratégias Financeiras e de um Plano Orçamentário Anual, denominado Orçamento “Pedra”;
– Foco em Performance, adicionando valor à Produtividade;
– Ter os KPI’s estratégicos definidos e que sirvam de base para motivação e monitoramento do Lucro Requerido e da Rentabilidade da Corporação;
– Implantação de Plano de PLR, Cargos e Salários e Avaliação de Desempenho;
– Estar preparado para correr riscos;
– Estruturar parcerias que adicione valor ao “Core Business”;
– Comunicação Transparente e Eficaz.
Também são sugestões para a agenda de um executivo:
– Delegar as atividades de forma adequada, para favorecer uma liderança de alta performance;
– Parcerias com Consultorias Externas;
– Reestruturação periódica e eficaz do negócio, para atender a demanda mercadológica;
– Estabelecimento de um Plano de Sucessão, podendo inclusive implantar um Programa de “Trainee” bem estruturado, em busca de novos talentos, com foco na sustentabilidade intelectual.
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