Navegando em novos mares digitais: Tendências para o acompanhamento das alterações do mercado.
10/03/2022

Navegando em novos mares digitais: Tendências para o acompanhamento das alterações do mercado.

Confira, neste post, algumas dicas sobre navegar em novos mares digitais e tendências para o acompanhamento das alterações do mercado.

Um dos clientes aqui da BM Consult atua com a venda de diferentes produtos de disputa de pregão eletrônico e licitações junto a órgão públicos. O negócio flui bem, com faturamento crescente e com excelente retorno. Na sua carteira de clientes figuravam instituições como o Exército Brasileiro, Banco do Brasil, hospital e outros. 

A oferta de produtos era a mais diversa possível, como itens de limpeza, saneantes, utensílios e EPIs, além de materiais hospitalares. 

Em nossa rotina de atendimento de consultoria, percebemos que precisávamos dar mais atenção a um item previsto nos contratos que chegam via licitação: a reserva de preço. Isso quer dizer que os preços devem ser mantidos até o final do contrato. Mesmo que o produto seja solicitado no fim do período especificado no documento, o que pode se tornar arriscado devido ao cenário econômico. 

Isso fez com que fosse viável expandir os negócios para o mercado corporativo, tendo em vista que essas regras são vigentes na modalidade de licitação. 

Além disso, a empresa necessitava criar estratégias com objetivo de fortalecer a sua marca, além de criar e estruturar bons canais de venda. Logo, estudamos tendências, os hábitos dos consumidores das empresas e foi possível perceber que os principais canais de pesquisa, orçamento e compra são plataformas como Google, além do Mercado livre e outros marketplaces. O Whatsapp também demonstrou ser uma importante plataforma de vendas. Então, lançamos a proposta de inserção da empresa no marketing digital, através de ações que buscavam explorar aspectos importantes, como:

• Criação de perfil da loja nos principais marketplace, buscando alcançar, de início, uma margem mínima de lucro. O foco era criar um histórico de vendas, assim era possível aumentar o ranking das lojas nesses ambientes.;

• Destinar uma verba para investir em marketing e remarketing; 

• Reestruturar o site institucional da empresa através de um especialista, aplicando de modo correto as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), também foi necessário converter o site em uma plataforma de e-commerce. 

A partir do momento em que essas ações e outras foram iniciadas, conseguimos perceber os primeiros, e bons, retornos de cotação, além de um bom início de vendas. 

 

Leia também:
Valuation: Como definir o valor do seu negócio?
Gerenciamento Estratégico: saiba porque você não pode fugir dele

Leia também