A importância do Planejamento e da Gestão Estratégica

“As organizações prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa. Deviam preocupar-se mais com o custo de não fazer nada”. Esta citação de Philip Kotler define bem a importância de se investir em um tema de alto impacto nos resultados de uma organização: o Planejamento Estratégico. Nesse sentido, contar com profissionais especializados é uma decisão acertada, pois garante que o processo será conduzido utilizando-se de metodologias adequadas e com o suporte de quem tem larga experiência na formulação e desdobramento da estratégia.

Um bom Planejamento Estratégico envolve uma cuidadosa análise do contexto de mercado e da organização, a definição de objetivos e metas relevantes para o negócio, e o estabelecimento de ações estratégicas que visem favorecer o alcance desses objetivos. Além disso, para a gestão estratégica, é muito importante a existência de indicadores-chave desempenho (KPI), que possibilitem a mensuração dos resultados e a comparação dos mesmos com as metas traçadas.

Pesquisas de mercado apontam que planejar é uma das maiores dificuldades enfrentadas pelo empresário nos dias de hoje. Planejamento resulta em prática de gestão segura, envolve processos advindos de informações, análises de custos e estudo dos riscos para decidir, elaborar e implementar o caminho que a empresa vai percorrer até atingir seus objetivos.

 

Com foco nesses princípios fundamentais, a Mundiale, grande corporação na área de vendas a distância, com mais de 1.800 colaboradores, contratou a BM Consult para realizar um trabalho de revisão e desdobramento do Planejamento Estratégico da empresa.

 

A seguir, Gustavo Pena, CEO da Mundiale, nos concedeu gentilmente seu depoimento.

“Há aproximadamente três anos, tivemos que contratar os trabalhos de uma empresa de Consultoria em RH que, por sua vez, em 2017, nos indicou a BM para especificamente traçarmos um novo Planejamento Estratégico para o biênio 2018/2019.

Tratava-se da revisão e desdobramento do planejamento com o qual trabalhávamos anteriormente. No Planejamento Estratégico apresentado pela BM, ratificamos a importância de se obter o alinhamento dos rumos e dos objetivos da Mundiale apontados para a mesma direção, além de estabelecer um horizonte onde todos pudéssemos caminhar juntos.

Acreditamos na simplicidade, nas metodologias práticas que possam ser aplicadas e traduzidas para a realidade da empresa. E foi o que a BM nos trouxe. Por meio de Workshops com as lideranças, obtivemos o sucesso que procurávamos para a implantação do novo formato de Planejamento Estratégico.

Concluída essa etapa, partimos para um trabalho de consultoria mensal. O novo contrato com a BM, além de outras atividades, prevê o acompanhamento das RAC – Reuniões de Análise Crítica. Essas reuniões têm o objetivo de avaliar os indicadores que referenciam toda a empresa, ou seja, indicadores para alcançar metas. Firmamos também a criação de um Comitê de Planejamento Estratégico, com pelo menos um encontro por mês.”

Leia outras notícias
Bitarães e Malheiros Consultores Associados
+55 31 3324-0964 - Av. Afonso Pena, 2522, salas 702 e 703 - Funcionários - Belo Horizonte/MG CEP 30130-007