Valuation é um método que tem como principal objetivo calcular um valor de referência de um negócio.
O valor final é definido com base em um método quantitativo, mas antes de defini-lo é essencial que o empreendedor tenha em mente quais são os aspectos reais da sua empresa, considerando os riscos e oportunidades e os valores que acionistas, sócios e administradores acreditam que a empresa vale.
Esse valor aproximado é um balizador para uma negociação, e pode ser definido a partir de alguns métodos existentes e, eventualmente, pela média do valor obtido em cada um deles.
Neste texto abordaremos três métodos, que são os mais utilizados, mas existem outros menos conhecidos e, por isso, utilizados com menor frequência.
Neste método leva-se em consideração os valores de caixa futuro, observando a entrada e saída de valores. Esse é um dos métodos mais utilizados para chegar ao valor aproximado, para isso, são analisadas três etapas importantes:
Vale aqui lembrar que EBITDA é a abreviação da expressão em inglês Earnings before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, que em português pode ser traduzida para Lucros antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização. E este é um indicador indispensável para as empresas que investem em bolsas de valores.
Empresas que possuem capital aberto têm a soma dos valores de suas ações como valor conhecido de mercado.
Em empresas de capital fechado, nós podemos levar em consideração um comparativo realizado pelo seu valor e os parâmetros objetivos, a exemplo do lucro, esse número é conhecido como múltiplo.
Logo, uma empresa que atue no mesmo segmento, com com taxas semelhantes poderia ser vendida pelo valor aproximado do múltiplo da empresa que serviu como base para o cálculo. Por exemplo: uma empresa que obteve um EBITDA de R$250.000,00 e que tenha um múltiplo de 3 (conforme usual em seu segmento ou contexto), teria o valor de venda estimado em R$750.000,00.
O terceiro método ocorre por meio da avaliação contábil de seu patrimônio líquido.
Nesse caso, buscamos calcular por quanto os proprietários podem vender ou liquidar o patrimônio da empresa no curto prazo.
Gostou do conteúdo e se identificou com o que foi trazido aqui? Que tal aplicar essas dicas aí na sua empresa?
📱(31) 3324-0964 – WhatsApp
✉️ contato@bmconsult.com.br
📍 Av. Getúlio Vargas, 671, 9º andar – Savassi – Belo Horizonte.
Confira, neste blog, Ciclo BPM (Business Process Management): Como estruturar e melhorar o processo das atividades da sua empresa. O caso em questão refere-se a uma empresa de logística industrial, com grande foco no segmento de mineração. Em comparação a outras empresas da cadeia mineradora, pode-se dizer que é uma empresa relativamente jovem com cerca … Continue reading Ciclo BPM (Business Process Management): Como estruturar e melhorar o processo das atividades da sua empresa.
Leia maisConfira, neste blog, Gestão Estratégica: Um processo que deve estar na rotina da sua empresa. Realizar análise periódica de dados é uma prática muito comum realizada pelas empresas para as quais iniciamos projetos de consultoria. Entretanto, igualmente comum é a constatação de que tais análises, por focarem apenas nos dados compilados, não são suficientes para … Continue reading Gestão Estratégica: Um processo que deve estar na rotina da sua empresa
Leia maisConfira, neste blog, CONFLITO DE AGÊNCIA: Saiba como evitar situações que podem ser perigosas para o seu negócio através da Governança Corporativa. Recentemente fomos contratados para prestar consultoria de padronização de processos para uma empresa de montagem e manutenção eletromecânica industrial, construção civil e terraplenagem, atuante no segmento de mineração. É uma empresa jovem, mas … Continue reading CONFLITO DE AGÊNCIA: Saiba como evitar situações que podem ser perigosas para o seu negócio através da Governança Corporativa
Leia mais