Ciclo da inteligência em negócios é essencial para você saber como analisar, interpretar e traçar estratégias, confira o conteúdo!
Para que as empresas se mantenham saudáveis, é essencial que o proprietário e os seus colaboradores saibam de que maneira devem realizar uma análise de dados. É importante ressaltar que ela deve ser realizada com uma periodicidade estabelecida, com base nos resultados, traçar as estratégias para melhoria das oportunidades identificadas.
Ocorre que, na maioria das vezes, as análises ocorrem de maneira, digamos que superficial, baseando-se apenas em dados compilados, que, normalmente, não possuem informações suficientes para interpretação de modo inteligente, dessa forma, a tomada de decisão pode ser realizada de maneira incorreta.
O ciclo de inteligência em negócios deve ocorrer com base em análises de dados completos, além disso, o processo deve ser realizado de modo profundo, somente desta maneira será possível ter um norte para transformação da empresa e tomada de decisão de modo assertivo, com base em dados sólidos.
Na BM Consult, prestamos atendimento de consultoria para uma grande empresa de administração de condomínio. Em determinada situação, foi possível identificar uma alteração no setor comercial da empresa, a partir disso, entendemos que era necessário realizar a reestruturação do processo de vendas.
A administradora de condomínios realizava apenas uma reunião mensal para análise de resultados, considerando apenas o número de leads, proposta, conversões e outros. As conversas sobre a interpretação desses dados precisavam ser mais profundas, pautadas em uma análise correta. Então, propomos uma melhoria nesse processo.
Elaboramos um ciclo de inteligência em negócio, os colaboradores da administradora deveriam considerar estes seis pontos:
Após a nossa proposta, sugerimos pontos de melhoria para que os dados fizessem sentido e embasassem uma reunião para apresentação dos números, debate sobre o tema e deliberação. Com o processo implementado, percebemos uma nítida melhoria na qualidade das reuniões e sinais de uma melhoria na eficácia comercial da administradora de condomínios.
Leia também:
Gerenciamento de crises no seu negócio
Valuation: Como definir o valor do seu negócio?
Gerenciamento Estratégico: saiba porque você não pode fugir dele
Você já parou para pensar que um café das máquinas Nespresso custa mais de 10 vezes o preço de um café normal? Seria estratégia ou acaso? O preço de venda é um dos elementos mais críticos no desenvolvimento e sucesso de um negócio. É o ponto de equilíbrio entre o valor percebido pelo cliente e … Continue reading Preço de Venda: Tudo que você precisa saber, da estratégia ao resultado
Leia maisConfira, neste blog, Pensando fora da ‘casquinha’: posicionamento estratégico de uma pequena indústria de sorvetes. Recentemente fomos acionados para contribuir na concepção do posicionamento estratégico de uma indústria de sorvetes de pequeno porte. O proprietário já havia atuado no segmento de varejo (com a franquia de uma sorveteria), obtendo bons resultados durante certo tempo. Entretanto, … Continue reading Posicionamento estratégico de uma pequena indústria de sorvetes
Leia maisConfira, neste blog, Ciclo BPM (Business Process Management): Como estruturar e melhorar o processo das atividades da sua empresa. O caso em questão refere-se a uma empresa de logística industrial, com grande foco no segmento de mineração. Em comparação a outras empresas da cadeia mineradora, pode-se dizer que é uma empresa relativamente jovem com cerca … Continue reading Ciclo BPM (Business Process Management): Como estruturar e melhorar o processo das atividades da sua empresa.
Leia mais