Ciclo da Inteligência em Negócios: Saiba como analisar, interpretar e traçar estratégias
8/04/2022

Ciclo da Inteligência em Negócios: Saiba como analisar, interpretar e traçar estratégias

Ciclo da inteligência em negócios é essencial para você saber como analisar, interpretar e traçar estratégias, confira o conteúdo!

Para que as empresas se mantenham saudáveis, é essencial que o proprietário e os seus colaboradores saibam de que maneira devem realizar uma análise de dados. É importante ressaltar que ela deve ser realizada com uma periodicidade estabelecida, com base nos resultados, traçar as estratégias para melhoria das oportunidades identificadas.

Ocorre que, na maioria das vezes, as análises ocorrem de maneira, digamos que superficial, baseando-se apenas em dados compilados, que, normalmente, não possuem informações suficientes para interpretação de modo inteligente, dessa forma, a tomada de decisão pode ser realizada de maneira incorreta.

O ciclo de inteligência em negócios deve ocorrer com base em análises de dados completos, além disso, o processo deve ser realizado de modo profundo, somente desta maneira será possível ter um norte para transformação da empresa e tomada de decisão de modo assertivo, com base em dados sólidos.

Na BM Consult, prestamos atendimento de consultoria para uma grande empresa de administração de condomínio. Em determinada situação, foi possível identificar uma alteração no setor comercial da empresa, a partir disso, entendemos que era necessário realizar a reestruturação do processo de vendas. 

A administradora de condomínios realizava apenas uma reunião mensal para análise de resultados, considerando apenas o número de leads, proposta, conversões e outros. As conversas sobre a interpretação desses dados precisavam ser mais profundas, pautadas em uma análise correta. Então, propomos uma melhoria nesse processo.

Elaboramos um ciclo de inteligência em negócio, os colaboradores da administradora deveriam considerar estes seis pontos:

  • Dados: Eles deveriam ser confiáveis e atualizados, somente assim seria possível uma análise assertiva.
  • Informações: Entender o que cada um desses dados significa é essencial para a interpretação das informações.
  • Conhecimento: É necessário que os dados sejam interpretados e que as análises sejam realizadas com base nas referências de mercado.
  • Inteligência: Disseminar o conhecimento entre os colaboradores para um entendimento horizontal.
  • Decisão: Após o processo, realizar a tomada de decisão de modo assertivo com base em análises consistentes e corretas.
  • Resultados: Por fim, a empresa terá o melhor resultado, também é possível que novos dados sejam gerados para alimentação desse ciclo inteligente.

Após a nossa proposta, sugerimos pontos de melhoria para que os dados fizessem sentido e embasassem uma reunião para apresentação dos números, debate sobre o tema e deliberação. Com o processo implementado, percebemos uma nítida melhoria na qualidade das reuniões e sinais de uma melhoria na eficácia comercial da administradora de condomínios.

 

Leia também:
Gerenciamento de crises no seu negócio
Valuation: Como definir o valor do seu negócio?
Gerenciamento Estratégico: saiba porque você não pode fugir dele

Leia também