“As organizações prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa. Deviam preocupar-se mais com o custo de não fazer nada”. Esta citação de Philip Kotler define bem a importância de se investir em um tema de alto impacto nos resultados de uma organização: o Planejamento Estratégico. Nesse sentido, contar com profissionais especializados é uma decisão acertada, pois garante que o processo será conduzido utilizando-se de metodologias adequadas e com o suporte de quem tem larga experiência na formulação e desdobramento da estratégia.
Um bom Planejamento Estratégico envolve uma cuidadosa análise do contexto de mercado e da organização, a definição de objetivos e metas relevantes para o negócio, e o estabelecimento de ações estratégicas que visem favorecer o alcance desses objetivos. Além disso, para a gestão estratégica, é muito importante a existência de indicadores-chave desempenho (KPI), que possibilitem a mensuração dos resultados e a comparação dos mesmos com as metas traçadas.
Pesquisas de mercado apontam que planejar é uma das maiores dificuldades enfrentadas pelo empresário nos dias de hoje. Planejamento resulta em prática de gestão segura, envolve processos advindos de informações, análises de custos e estudo dos riscos para decidir, elaborar e implementar o caminho que a empresa vai percorrer até atingir seus objetivos.
O planejamento estratégico não é o mesmo que a gestão estratégica, mas os dois devem estar alinhados e andando lado a lado para que os resultados sejam efetivos. O planejamento estratégico é a base para o processo de gestão estratégica, isso porque neste primeiro é elaborado um plano onde são definidas as estratégias da empresa a longo prazo e, no segundo, é onde se trata das possibilidades, ferramentas e recursos de uma empresa para alcançar seus objetivos e metas.
Com foco nesses princípios fundamentais, a Mundiale, grande corporação na área de vendas a distância, contratou a BM Consult para realizar um trabalho de revisão e desdobramento do Planejamento Estratégico da empresa.
A seguir, Gustavo Pena, CEO da Mundiale, nos concedeu gentilmente seu depoimento.
“Há aproximadamente três anos, tivemos que contratar os trabalhos de uma empresa de Consultoria em RH que, por sua vez, em 2017, nos indicou a BM para especificamente traçarmos um novo Planejamento Estratégico para o biênio 2018/2019.
No Planejamento Estratégico apresentado pela BM, ratificamos a importância de se obter o alinhamento dos rumos e dos objetivos da Mundiale apontados para a mesma direção, além de estabelecer um horizonte onde todos pudéssemos caminhar juntos.
Acreditamos na simplicidade, nas metodologias práticas que possam ser aplicadas e traduzidas para a realidade da empresa. E foi o que a BM nos trouxe. Por meio de Workshops com as lideranças, obtivemos o sucesso que procurávamos para a implantação do novo formato de Planejamento Estratégico”.
Você já parou para pensar que um café das máquinas Nespresso custa mais de 10 vezes o preço de um café normal? Seria estratégia ou acaso? O preço de venda é um dos elementos mais críticos no desenvolvimento e sucesso de um negócio. É o ponto de equilíbrio entre o valor percebido pelo cliente e … Continue reading Preço de Venda: Tudo que você precisa saber, da estratégia ao resultado
Leia maisConfira, neste blog, Pensando fora da ‘casquinha’: posicionamento estratégico de uma pequena indústria de sorvetes. Recentemente fomos acionados para contribuir na concepção do posicionamento estratégico de uma indústria de sorvetes de pequeno porte. O proprietário já havia atuado no segmento de varejo (com a franquia de uma sorveteria), obtendo bons resultados durante certo tempo. Entretanto, … Continue reading Posicionamento estratégico de uma pequena indústria de sorvetes
Leia maisConfira, neste blog, Ciclo BPM (Business Process Management): Como estruturar e melhorar o processo das atividades da sua empresa. O caso em questão refere-se a uma empresa de logística industrial, com grande foco no segmento de mineração. Em comparação a outras empresas da cadeia mineradora, pode-se dizer que é uma empresa relativamente jovem com cerca … Continue reading Ciclo BPM (Business Process Management): Como estruturar e melhorar o processo das atividades da sua empresa.
Leia mais