Entender sobre o mercado de atuação em que uma empresa se propõe atuar é muito importante, somente através dessa base será possível dimensionar quais serão as estratégias que funcionarão e poderão reverter possíveis indicadores, como faturamento, que precisam de atenção.
Saber o que acontece no mercado e acompanhar as suas tendências é o primeiro-passo para uma gestão de negócios eficiente.
Ciente disso, queremos compartilhar com vocês um caso que ocorreu com um dos nossos clientes que atua no ramo de restaurantes e enfrentava um momento de queda de faturamento devido a baixa demanda criada pela perda de clientes. Outros fatores contribuíram para isso, como a concorrência na região, os outros restaurantes ofereciam preços menores.
Diante deste cenário, principalmente por se tratar de uma empresa que está inserida em um mercado de concorrência monopolística, é comum observar outras empresas que objetivam aumentar sua cartela de clientes naquele mercado, com diferentes abordagens de ambiente e estrutura, bem como, pratos disponíveis nos cardápios, preços e serviços. Existem outras características que estão totalmente ligadas a esse tipo de mercado, como facilidade para entrada e saída, a escala de pulverização de clientes é pequena e os produtos são facilmente substituíveis.
O contexto pede estratégias que devem ser bem estudadas e executadas, isso poderia implicar na reversão de diminuição de clientes e, consequentemente, fazer com que a empresa volte a lucrar. Os preços baixos costumam não ser uma boa ideia, tendo em vista que apenas uma empresa não é suficiente para mudar a estrutura de precificação do mercado, podendo ainda incentivar uma competição de preços no segmento. Portanto, criamos uma estratégia principal: Aumentar os atributos relacionados ao valor do estabelecimento, como por exemplo, estacionamentos, delivery, ambiente climatizado e outros atrativos.
Essa estratégia dialoga com a busca por diferenciação de um negócio, atendendo a expectativas e prestando um bom serviço, isso irá facilitar a possibilidade de fidelização de clientes, enfraquecendo a concorrência. A outra estratégia é complementar a primeira, é necessário otimizar os custos operacionais com processos e equipamentos modernos, deste modo, será possível oferecer novos atributos de valor sem aumentar de modo significativo os preços. Com isso, o negócio estabelece uma ótima relação de custo-benefício na percepção do cliente.
Ter conhecimento sobre a estrutura do mercado em que o seu negócio está inserido será o elemento que dará norte para um planejamento de ações e estratégias mais eficientes, considerando o comportamento de clientes e concorrência, com foco em alcançar bons lucros.
Oferecemos acompanhamento próximo e conteúdo bem estruturado, dando todo o suporte necessário desde o primeiro momento da consultoria.
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