Confira, neste blog, a Governança Corporativa como solução para conflitos!
Existe uma teoria, a da Agência, que estabelece, de modo formal ou informação, as funções, direitos e deveres dos stakeholders de uma empresa ou organização. Diante desse contexto, com base na separação entre propriedade e gestão, temos a figuração principal (o acionista) e a do agente (o gestor ou administrador).
É comum que nessa relação entre os atores citados ocorra uma assimetria de informações, comportamentos e objetivos, fazendo com que cada um busque maximizar seus interesses, o que pode resultar em um conflito e custos de agência.
Um bom exemplo desse conflito ocorreu em uma de nossas consultorias, onde uma grande empresa do segmento de engenharia possuía um programa de RV (Remuneração Variável) para os principais diretores e executivos.
O objetivo do programa era remunerar de modo agressivo os gestores, com base no EBITDA gerado nos projetos que eram de sua responsabilidade. Assim, de acordo com o resultado obtido, um dos executivos poderia auferir um bônus de até dez vezes o seu salário mensal. O resultado disso foi o seguinte: Foram identificadas situações em que os gestores assumiram riscos totalmente desnecessários, abrindo mão de requisitos de segurança e flexibilizando regras na contratação de prestadores de serviço.
Comportamentos como esse, embora aumentassem os resultados de curto prazo, possivelmente, poderiam acarretar prejuízos, como perda de contratos com clientes relevantes em caso de acidentes, falha de segurança e outros. Ainda há o risco de receber multas e indenizações.
Essa situação prejudica a sustentabilidade da empresa, o seu valor de mercado e os acionistas no longo prazo. Além disso, as relações com outros stakeholders, como fornecedores e colaboradores, poderiam ser abaladas.
Oferecemos acompanhamento próximo e conteúdo bem estruturado, dando todo o suporte necessário desde o primeiro momento da consultoria.
Acesse Soluções aqui no nosso site e confira um pouco mais sobre os nossos serviços. E se deseja iniciar uma Consultoria em Gerenciamento Estratégico entre em contato através de um dos nossos canais:
📱(31) 3324-0964 – WhatsApp
✉️ contato@bmconsult.com.br
📍 Av. Getúlio Vargas, 671, 9º andar – Savassi – Belo Horizonte.
Você já parou para pensar que um café das máquinas Nespresso custa mais de 10 vezes o preço de um café normal? Seria estratégia ou acaso? O preço de venda é um dos elementos mais críticos no desenvolvimento e sucesso de um negócio. É o ponto de equilíbrio entre o valor percebido pelo cliente e … Continue reading Preço de Venda: Tudo que você precisa saber, da estratégia ao resultado
Leia maisConfira, neste blog, Pensando fora da ‘casquinha’: posicionamento estratégico de uma pequena indústria de sorvetes. Recentemente fomos acionados para contribuir na concepção do posicionamento estratégico de uma indústria de sorvetes de pequeno porte. O proprietário já havia atuado no segmento de varejo (com a franquia de uma sorveteria), obtendo bons resultados durante certo tempo. Entretanto, … Continue reading Posicionamento estratégico de uma pequena indústria de sorvetes
Leia maisConfira, neste blog, Ciclo BPM (Business Process Management): Como estruturar e melhorar o processo das atividades da sua empresa. O caso em questão refere-se a uma empresa de logística industrial, com grande foco no segmento de mineração. Em comparação a outras empresas da cadeia mineradora, pode-se dizer que é uma empresa relativamente jovem com cerca … Continue reading Ciclo BPM (Business Process Management): Como estruturar e melhorar o processo das atividades da sua empresa.
Leia mais