Por que vale a pena contratar uma consultoria?
27/08/2020

Por que vale a pena contratar uma consultoria?

Você está pensando em expandir o seu negócio, levar o seu produto ou seu serviço para mais clientes, em mercados, com resultados positivos e, certamente, você está se perguntando: devo fazer isso sozinho, ou devo contar com a ajuda de alguém mais experiente para fazer? Os dois caminhos são válidos.

Certamente você conseguirá fazer alguma coisa sozinho, porque muita gente já conseguiu. Hoje em dia o mercado não dá muita margem para erro e, o que acontece muitas vezes, é que parece que fica mais caro contratar uma consultoria ou contratar alguém, um executivo mais experiente para ajudar você. Tudo isso pode parecer mais caro e, no fim, pode acabar saindo muito mais barato, porque a curva de aprendizagem é muito mais rápida. Hoje em dia, qualquer erro que você comete, pode custar o projeto, pode custar sua empresa, pode levar sua empresa para o buraco.

Alguns empresários bem conhecidos, que cresceram sozinhos, hoje dizem o seguinte: se eu fosse fazer de novo, na época de hoje, nos tempos de hoje, eu não faria sozinho, eu contaria com a ajuda de alguém mais experiente, pode ser uma empresa de consultoria, pode ser um consultor independente, pode ser até um executivo que você contrate. Mas você precisa saber como as coisas funcionam.

Você geralmente quando vai fazer sozinho, você tenta copiar o que os seus concorrentes estão fazendo, mas pense na seguinte imagem: você está copiando um iceberg. E como é que se copia um iceberg? Você está copiando a parte de cima, acima da linha d’água, que é a parte visível, que você enxerga. Mas você sabe o que dá sustentação para essa parte que está acima da linha d’água? É tudo aquilo que está abaixo da linha d’água. Provavelmente 90% do segredo do sucesso você não consegue sequer perceber onde está, porque você só está vendo aqueles 10% que aparecem a olho nu. Pense nisso!

Marcelo Cherto

 

Leia também