Valuation: Como definir o valor do seu negócio?
11/05/2021

Valuation: Como definir o valor do seu negócio?

Valuation é um método que tem como principal objetivo calcular um valor de referência de um negócio. 

O valor final é definido com base em um método quantitativo, mas antes de defini-lo é essencial que o empreendedor tenha em mente quais são os aspectos reais da sua empresa, considerando os riscos e oportunidades e os valores que acionistas, sócios e administradores acreditam que a empresa vale. 

Esse valor aproximado é um balizador  para uma negociação, e pode ser definido a partir de alguns métodos existentes e, eventualmente, pela média do valor obtido em cada um deles. 

Neste texto abordaremos três métodos, que são os mais utilizados, mas existem outros menos conhecidos e, por isso, utilizados com menor frequência.

Valuation pelo Fluxo de Caixa Descontado
Valuation pelo Fluxo de Caixa Descontado

Neste método leva-se em consideração os valores de caixa futuro, observando a entrada e saída de valores. Esse é um dos métodos mais utilizados para chegar ao valor aproximado, para isso, são analisadas três etapas importantes:

  • Estimar o fluxo de caixa pelos próximos períodos;
  • Definir a taxa de desconto com base nos riscos da empresa e oportunidades de investimentos; 
  • Trazer esses resultados para o valor presente e somá-los. 

Valuation com base em mercado a exemplo do lucro ou EBITDA
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Vale aqui lembrar que EBITDA é a abreviação da expressão em inglês Earnings before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, que em português pode ser traduzida para Lucros antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização. E este é um indicador indispensável para as empresas que investem em bolsas de valores. 

Empresas que possuem capital aberto têm a soma dos valores de suas ações como valor conhecido de mercado. 

Em empresas de capital fechado, nós podemos levar em consideração um comparativo realizado pelo seu valor e os parâmetros objetivos, a exemplo do lucro, esse número é conhecido como múltiplo.

Logo, uma empresa que atue no mesmo segmento, com com taxas semelhantes poderia ser vendida pelo valor aproximado do múltiplo da empresa que serviu como base para o cálculo.  Por exemplo: uma empresa que obteve um EBITDA de R$250.000,00 e que tenha um múltiplo de 3 (conforme usual em seu segmento ou contexto), teria o valor de venda estimado em R$750.000,00.

Valuation de uma empresa através dos seus ativos
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O terceiro método ocorre por meio da avaliação contábil de seu patrimônio líquido.

Nesse caso, buscamos calcular por quanto os proprietários podem vender ou liquidar o patrimônio da empresa no curto prazo.

Vamos lá?

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