Custeio variável: Como aplicá-lo de modo estratégico para tomada de decisões.
3/02/2023

Custeio variável: Como aplicá-lo de modo estratégico para tomada de decisões.

Confira, neste blog, custeio variável: Como aplicá-lo de modo estratégico para tomada de decisões.

A apropriação de custos de maneira adequada pode gerar informações essenciais para subsidiar a tomada de decisões estratégicas nas empresas. Nesse sentido, o método de Custeio variável é um dos mais utilizados para fins gerenciais. Esse método tem como característica a separação entre custos/despesas fixas e variáveis, apropriando apenas os custos variáveis diretamente aos produtos e serviços.

Os custos e despesas variáveis são aqueles diretamente relacionados ao volume de atividade da empresa, como por exemplo, custo de aquisição do produto ou matéria-prima, impostos e comissões sobre vendas. Esses indicadores são fixos e apropriados diretamente no resultado do período. Assim, nessa forma de custeio é calculada a Margem de Contribuição, que indica o quanto cada produto ou serviço está contribuindo para cobrir os custos e despesas fixos e, consequentemente, sua influência no lucro líquido do negócio.

Para deixar o entendimento mais simples, vamos exemplificar a determinação da margem de contribuição e um exemplo de tomada, partindo dessa informação vamos apresentar um exemplo de um distribuidor de tintas que trabalha com duas linhas de produto, cores básicas e premium. Ele possui uma lucratividade de R$36.500. Sua estrutura de custos e resultados, baseado no método de custeio variável encontra-se demonstrada na tabela abaixo:

Cores Básicas Produto Premium Total
Preço de Venda 120,00 200,00
(-) Impostos e Comissões (15%) (18,00) (30,00)
(-) Custo Aquisição + Fretes (72,00) (85,00)
(=) Margem de Contribuição Un. 30,00 85,00
Quantidade vendida/ mês 2.000 un 900 un
(=) Margem de Contribuição mensal 60.000,00 76.500,00 136.500,00
(-) Custos e Despesas Fixos mensal (100.000,00)
(=) Lucro Líquido mensal 36.500,00

 

Com a análise, a empresa percebeu que o produto de cores básicas teria uma boa aceitação em determinada região do estado até então pouco explorada. As projeções indicavam um aumento de 10% na venda deste produto. Entretanto, em função de restrições de capital para estoque e produção do fabricante, teria que reduzir as vendas do produto Premium em 15%. A análise realizada indicou que o resultado seria um lucro menor, pois ocorreria o aumento das vendas de um produto com menor margem de contribuição, com sacrifício na produção e venda de outro com maior margem, impactando negativamente a margem agregada e o resultado final.

A demonstração financeira completa dessa análise segue abaixo:

Cores Básicas Produto Premium Total
Preço de Venda 120,00 200,00
(-) Impostos e Comissões (15%) (18,00) (30,00)
(-) Custo Aquisição + Fretes (72,00) (85,00)
(=) Margem de Contribuição Un. 30,00 85,00
Quantidade vendida/ mês 2.200 un 689 un
(=) Margem de Contribuição mensal 66.000,00 58.565,00 124.565,00
(-) Custos e Despesas Fixos mensal (100.000,00)
(=) Lucro Líquido mensal 24.565,00

 

Após a análise desses dados, foi possível concluir que a alteração da estratégia de vendas atual não seria adequada, dado que o resultado líquido seria menor caso a mesma fosse adotada.

Isso aconteceria, pois, o produto de cores básicas contribui marginalmente menos do que o produto premium e o acréscimo de volume do primeiro não seria suficiente para compensar as perdas de margem pela não comercialização do segundo. Essa conclusão ficou evidente e foi possível apenas mediante a apuração da margem de cada produto e a análise de quanto cada um contribui para o resultado final do negócio.

Portanto, a utilização do método de custeio variável pode ser bastante útil em análises, como: lucratividade/rentabilidade de produtos/serviços e formação de preços de venda, avaliação de unidades de negócio, clientes, gestores e colaboradores, definição de mix ou metas de vendas e produção, entre outras possibilidades.

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