Administração estratégica e soluções tecnológicas: O que você precisa saber para aplicá-la em seu negócio, confira o conteúdo!
Há um tempo atrás realizamos a consultoria de uma empresa que atua no segmento do comércio varejista de materiais de construção, pertencente a uma rede de lojas associadas com mais de 95 pontos de venda em todo o país.
Quando realizamos o diagnóstico, encontramos uma empresa que cresceu de modo acelerado no passado, mas, ainda possuía uma estrutura organizacional pouco integrada, com processo e comunicação informais e uma gestão sem foco em resultados e sem uma orientação clara de objetivos e metas que pudessem assegurar sua sustentabilidade em média e longo prazo.
Essa situação gerava muita insegurança, além dos gestores ficarem ansiosos no momento de realizar as tomadas de decisões, além de uma série de problemas operacionais que resultavam em frequentes perdas financeiras e a insatisfação de clientes.
Um dos pilares desse projeto foi o desenvolvimento de um sistema de Business Intelligence (BI) que pudesse mapear e monitorar a performance de cada área. O objetivo era dar suporte aos responsáveis que precisavam tomar as decisões com base nas evidências. Foi possível observar que os seguintes processos de estruturação de BI com base na utilização plena das tecnologias de informação à disposição.
Coleta e Organização (Dados de Qualidade):
Criação de parâmetros e rotinas de utilização do ERP – Enterprise Resource Planning (Sistema Integrado de Gestão Empresarial). Sua função é trazer informações confiáveis e relevantes em tempo real;
Definir as informações coletadas (metodologia e relatórios) e dos beneficiados/usuários;
Análise (Estabelece visão clara dos objetivos):
Definição de métricas relacionadas/indicadores;
Definição de metas de desempenho;
Compartilhamento (Utilize insights para realizar mudanças):
Definição de estratégias funcionais e planos organizados para o crescimento e melhoria na performance em sintonia com objetivos estratégicos da empresa.
Com um sistema de informação organizado, ágil e com ferramentas de compartilhamento e comunicação automatizadas e visuais, as áreas criaram padrões de desempenho que surgiram a partir de uma análise crítica interna e, ainda mais, potencializada com uma combinação de dados mercadológicos que permitiam a comparação (benchmarking) desses padrões com outras lojas da rede.
Pudemos enxergar de modo muito claro, por meio de relatórios e índices diários de eficiência, que a logística de estoques/entregas era um processo crítico da empresa. O seu desenvolvimento poderia criar uma vantagem competitiva de custos e de melhoria na experiência dos clientes e a melhoria desse processo tornou-se, então, um dos objetivos e prioridades estratégicas para a sustentabilidade e crescimento da empresa.
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