O mundo está cada vez mais V.U.C.A (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo), a mudança organizacional deve ser encarada como um processo natural para o sucesso de um negócio. As empresas estão realizando planejamentos dinâmicos e investindo em seus recursos para que seja possível se adaptar às exigências de um mercado cada vez mais competitivo. Mas, nem sempre o sucesso pretendido com essas estratégias é alcançável, isso acontece porque essas mudanças alteram processos e mudam o comportamento das pessoas em relação às atividades, cultura, tecnologia e relações de poder de uma organização.
Muitas vezes, como consultores, somos demandados para ajudar empresas nesse desafio de forma a maximizar as chances de sucesso nesse processo. A abordagem de consultoria é diferente conforme o tipo de mudança que se deseja implementar. Um dos nossos clientes, uma indústria de médio porte, gerida por uma família, é um bom exemplo de implementação de um processo de mudança. O objetivo principal era iniciar um processo de mudança Evolucionária, ou seja, com alterações graduais e progressivas para análise e solução de problemas que, em médio prazo, tragam melhorias de performance e resultados.
Então, implantamos um projeto focado para reformular processos, fluxos de trabalho e procedimentos. Nesse caso, a ênfase do projeto está numa visão ampla dos objetivos, envolvendo a construção de um mapa de processos corporativos com entregas e resultados esperados. Mais especificamente, esse processo de mudança envolveu a implementação de ações a partir de dois aspectos:
Análise das forças externas:
A tecnologia é uma das principais forças impulsionadoras na realidade atual dos negócios e esse tipo de mudança envolve a busca por inovações e melhorias nos processos. Assim, foram pesquisados recursos tecnológicos e a empresa investiu em um novo sistema informatizado para a área de produção destinado a reduzir custos e melhorar processos de atendimento a clientes internos e externos.
Análise das forças internas:
Para o sucesso da mudança é fundamental o alinhamento da perspectiva organizacional – estratégias, objetivos e cultura da empresa com a perspectiva dos stakeholders – percepções, expectativas, interesses e as individualidades. A divergência entre essas perspectivas podem constituir barreiras e forças restritivas às mudanças, devendo ser objeto de ações voltadas para o engajamento de pessoas e equipes ao projeto. Nesse processo de implementação, a comunicação empresarial deve ser ativa, alinhando com a equipe e partes interessadas.
Além disso, criamos um programa de capacitação e mentoria de líderes e colaboradores, entre outras iniciativas de comunicação, feedback e engajamento que aproximam as pessoas dos processos e resultados almejados, ampliando o apoio e a defesa das mudanças.
A implementação desse projeto envolveu, ainda, a contratação de pessoas em posições-chave que trouxeram uma oxigenação da cultura e uma visão alinhada aos objetivos pretendidos, bem como a construção de uma estratégia com metas e KPI’s (indicadores de performance) que atendam a visão estabelecida e comunicada às partes interessadas. Reuniões de Análise Crítica periódicas também foram implementadas com a finalidade de monitorar de modo contínuo as melhoras, além de acompanhar os impactos e resultados, bem como a renovação da comunicação e motivação da equipe, e estabelecimento de planos de ação que mantenham o alinhamento pretendido conforme as prioridades definidas (urgente vs. importante).
Mesmo em pequenas e médias empresas, as mudanças são necessárias. Embora sejam desafiadores e possam trazer riscos e prejuízos, o entendimento, de modo geral, é que todo o processo que envolve uma mudança organizacional aumenta suas chances de sucesso.
Uma consultoria por meio de uma escuta ativa e postura facilitadora, torna-se essencial na medida em que oferece a experiência e ferramentas necessárias para levantar questionamentos e aprender com as falhas, só assim é possível agir com segurança na implementação de mudanças organizacionais.
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