Um parceiro da BM Consult foi nomeado como CEO de um provedor de internet de capital aberto no interior de Minas Gerais, com isso, houve uma procura por nossa consultoria para ajudá-lo a definir os rumos e prioridades do negócio durante sua gestão. Como de costume, realizamos um diagnóstico inicial e identificamos que a empresa vinha crescendo rápido nos últimos anos devido a sua força comercial e demanda de mercado. Entretanto, o método como era gerida não suportava mais seu tamanho e era o principal limitador para a continuidade desse crescimento, de forma sustentável.
Dentre os diversos pontos levantados, percebeu-se muita dispersão de dados, relatórios demorados e inconclusivos, ausência de indicadores e metas (tanto da empresa quanto dos setores), muitas ações isoladas e sem critérios de priorização e, ainda, análises de resultados realizadas por um único sócio, tendo como parâmetro apenas a quantidade de vendas e o faturamento.
Diante deste contexto, identificou-se a possibilidade de implantação de uma sistemática de gestão mais robusta, utilizando-se ferramentas de Business Intelligence (BI). A principal função dessas ferramentas é integrar melhor os dados, além de melhorar a qualidade dos relatórios e respectivas análises, favorecer o gerenciamento do desempenho do negócio e, ainda, possibilitar a realização de benchmarking – com outros provedores de internet.
Tivemos uma longa jornada de trabalho. Por ser primordial na implementação do BI, iniciou-se com a definição de quais indicadores de esforço e resultado seriam estratégicos ao negócio (tendo como base o Business Scorecard – BSC), as métricas de cálculo, os dados necessários e respectivas fontes, a frequência de apresentação e análise, e os responsáveis.
Também realizamos a automação da coleta dos mesmos, gerando agilidade e maior rastreabilidade/confiabilidade. A partir daí, sendo capaz de gerar dados de qualidade, implantou-se uma rotina de Reuniões de Análise Crítica (RACs), que iniciou com uma reunião geral e, agora, foi expandida também para RACs Setoriais.
Atualmente, cerca de dois anos após o início desse projeto baseado no BI, pudemos perceber um fluxo consistente de melhoria contínua, com análises mais qualificadas e a tomadas de decisão baseadas em evidências concretas. Indicadores como: custo de instalação e manutenção, tempo de atendimento, satisfação de clientes, lucratividade e rentabilidade, são só alguns exemplos cujos resultados melhoraram expressivamente a partir de projetos gerados nas RACs.
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