Business Intelligence: Estratégia para retomar o ritmo de crescimento do seu negócio
1/08/2023

Business Intelligence: Estratégia para retomar o ritmo de crescimento do seu negócio

Business Intelligence: Estratégia para retomar o ritmo de crescimento do seu negócio, confira o conteúdo!

Dando sequência à nossa série especial: Cases de Sucesso, no blog de hoje vamos relatar o case de uma consultoria realizada em uma empresa do segmento de comércio varejista de materiais de construção, pertencente a uma rede de lojas associadas com mais de 95 pontos de venda em todo o Brasil.

Como parte do processo, fizemos um diagnóstico e encontramos uma empresa que passou por um crescimento acelerado em períodos anteriores, mas, ainda possuía uma estrutura organizacional pouco integrada, processos e comunicação informais e uma gestão sem foco em resultados e sem uma orientação clara de objetivos e metas que pudessem assegurar sua sustentabilidade em médio e longo prazo. Esse contexto acabava por gerar grande insegurança e ansiedade de seus gestores na tomada de decisões e uma série de problemas operacionais que resultaram em frequentes perdas financeiras e insatisfação de clientes. 

Um dos pilares desse projeto foi o desenvolvimento de um sistema de Business Intelligence (BI) que pudesse mapear e monitorar a performance de cada área, visando dar suporte aos responsáveis para tomar decisões com base em evidências. Foi possível observar claramente os seguintes processos de estruturação de BI com base na utilização plena das tecnologias de informação à disposição:  

Coleta e Organização: “Tenha dados de qualidade”

– Criação dos parâmetros e rotinas de utilização do ERP – Enterprise Resource Planning (Sistema Integrado de Gestão Empresarial), com a função de trazer informações relevantes, confiáveis e em tempo real. 

– Definições das informações coletadas (metodologia e relatórios) e dos beneficiados/usuários (responsáveis)

Análise: “Estabeleça visão clara de objetivos”

– Definição de métricas relacionadas / indicadores

– Definição de metas de desempenho

Compartilhamento: “Utilize insights para realizar mudanças”

– Definição de estratégias funcionais e planos organizados para o crescimento e melhoria na performance em sintonia com os objetivos estratégicos da empresa

Com um sistema de informação organizado, ágil e com ferramentas de compartilhamento e comunicação automatizadas e visuais, foi possível que as áreas criassem padrões de desempenho a partir de uma análise crítica interna e, ainda mais, potencializada com uma combinação de dados mercadológicos que permitiam a comparação (benchmarking) desses padrões com outras lojas da rede. Enxergou-se claramente, por exemplo, por meio de relatórios e índices diários de eficiência, que a logística de estoques e entrega era um processo crítico e deficiente na empresa e que seu desenvolvimento poderia criar uma vantagem competitiva de custos e de melhoria na experiência do cliente. A melhoria desse processo tornou-se, então, um dos objetivos e prioridades estratégicas para a sustentabilidade e crescimento da empresa.  

A administração estratégica pode ser definida pela combinação da estratégia e do planejamento com a gestão de uma empresa, servindo como elo de conexão de toda a cadeia de valor de um negócio. 

Quando pensamos em administração estratégica, a ideia é de que as ações do dia a dia estão conectadas a uma visão de futuro que a empresa deseja alcançar e à sua missão ou propósito. Por meio de uma boa administração estratégica é possível, ainda, definir e aplicar de forma mais eficaz os recursos disponíveis conforme os objetivos da empresa, sejam eles de expansão, qualificação da equipe e processos, inovação, entre outros, sendo fator crítico de sucesso para a sustentabilidade de um negócio.

O primeiro grande desafio da administração estratégica é a capacidade do gestor principal em tomar decisões e definir um norte para a empresa, de forma a criar um planejamento que todos os níveis hierárquicos seguirão, em um ambiente cada vez mais volátil e incerto. Como vimos no exemplo apresentado na questão anterior, para isso é necessário que o executivo esteja amparado por ferramentas e um sistema de informações que permita que ele identifique as mudanças nos contextos interno e externo e estabeleça objetivos, prioridades e ações que mantenham a empresa no rumo correto.  

O próximo desafio seria fazer com que todos os colaboradores também tivessem essa visão sistêmica e pudessem enxergar a empresa como um todo, com processos e setores que se conectam e devem trabalhar em sinergia para entregar resultados e soluções a todos os stakeholders de uma empresa. 

Em nosso estudo de caso, foi necessário definir, capacitar e empoderar responsáveis em cada área que pudessem tomar decisões e estabelecer Estratégias Funcionais e Operacionais alinhadas com a Estratégia de Negócios e Estratégia Corporativa da empresa. 

Outro desafio nesse contexto e que também foi observado diariamente em nosso projeto, é a necessidade de uma constante quebra de paradigmas onde a equipe deve passar a trabalhar com metas claras e desafiadoras, não só para seus departamentos e por vezes até realizando algum sacrifício, mas criando um ambiente e contribuindo para o alcance dos resultados globais do negócio. Por exemplo, para melhorar os prazos e avaliações do setor de entrega foram necessários ajustes e processos comerciais e administrativos que impactam direta ou indiretamente nesse indicador. 

A superação desses desafios, por meio de uma administração estratégica eficaz, pode ser transformada em uma grande oportunidade de criar missão, valores e visão consistentes, alcançáveis e sustentáveis no longo prazo.

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