Confira, neste blog, CONFLITO DE AGÊNCIA: Saiba como evitar situações que podem ser perigosas para o seu negócio através da Governança Corporativa.
Recentemente fomos contratados para prestar consultoria de padronização de processos para uma empresa de montagem e manutenção eletromecânica industrial, construção civil e terraplenagem, atuante no segmento de mineração. É uma empresa jovem, mas que cresceu e continua crescendo rapidamente, possuindo, no momento, cerca de 700 funcionários.
É de propriedade de 2 sócios – que também são irmãos – e conta ainda com um Gerente Geral que, devido a sua experiência, é, atualmente, a principal referência técnica da empresa. Ao realizar um mapeamento dos processos existentes (As Is), identificamos que um grande ofensor à baixa padronização e ao descumprimento dos poucos processos formais existentes é o excesso de trabalho de todos, gerado pelo alto volume de contratos fechados, quase todos com prazos muito apertados de execução. Investigando um pouco mais a fundo, pudemos perceber que esse contexto tem como causa raiz a falta de alinhamento estratégico entre os sócios e o Gerente Geral, que possuem visões e interesses distintos, o que pode ser caracterizado como um conflito de agência, conforme detalhado a seguir.
Conversando com os sócios e demais colaboradores, foi possível levantar pontos relevantes que, à luz da Teoria da Agência, indicam conflitos no processo decisório (gestão vs. controle), relacionados principalmente a ‘assimetria de informações’, ‘racionalidade limitada’ e ‘oportunismo’. São evidências desse contexto:
Ao serem convidados pela consultoria a refletir sobre esses pontos, os sócios perceberam que havia um conflito entre seus interesses (lucro e sustentabilidade em longo prazo) e os interesses do Gerente Geral (faturamento e foco no curto prazo) e que era necessária a definição de uma sistemática de governança corporativa, capaz de estabelecer diretrizes, alinhar objetivos, orientar a tomada de decisão, bem como ampliar a transparência e o controle.
Alguns mecanismos da Governança Corporativa (GC) colaboraram para organização dos pontos que necessitavam de ajuste, a partir deles, iniciamos as seguintes ações:
Nesse sentido, consideramos que as melhores práticas de GC comecem a ser incorporadas na empresa, uma vez que a ‘Estrutura’, os ‘Princípios’ e as ‘Premissas’ estarão mais formalizados e claros a todos, bem como que os ‘Processos’ (Decisórios) também estarão mais organizados. E como fruto disso, a organização incorporou em sua ‘Cultura’ uma sistemática de governança.
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