V.U.C.A: Hora de mudanças na sua empresa.
13/12/2023

V.U.C.A: Hora de mudanças na sua empresa.

Confira, neste blog, mundo V.U.C.A: Chegou o momento de implementar mudanças na sua empresa.

Uma empresa tradicional de médio porte do comércio varejista de roupas masculinas e que possui 6 unidades e consideráveis 40 anos de mercado. Esse tipo de negócio tem sofrido o impacto cada vez maior da concorrência de grandes redes e, sobretudo, das vendas online e a distância. 

A empresa tem uma estrutura de gestão familiar e hierarquizada onde os proprietários tomam as principais decisões em todas as áreas, mas, nem sempre, são capazes de definir estratégias de mudança ou inovações capazes de proporcionar crescimento significativo das vendas ou vantagens competitivas de mercado. 

A empresa precisa adotar um modelo de gestão ágil, capaz de dinamizar e implementar mudanças rapidamente, a fim de obter vantagem competitiva e aproveitar oportunidades em um mundo V.U.C.A (Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade).

Adotamos, como primeiro passo, a sensibilização e desenvolvimento de lideranças (internamente ou por meio de parceiros e colaboradores externos), que envolvem mais do que os proprietários do negócio, disseminando uma cultura mais flexível e que promove o trabalho de forma mais interativa e incremental, dentro de um conceito de melhoria contínua. 

A segunda etapa consistiu no mapeamento da cadeia de valor e do fluxo de valor do negócio e do cliente, assim definindo projetos, cuja entrega pode proporcionar acréscimo real de valor à empresa em termos de venda e diferenciais frente à concorrência. Como exemplo, foi escolhido o projeto “piloto” de criação de um e-commerce de camisas masculinas, canal, até então, não explorado pela empresa. Para esse projeto, seria montada uma equipe específica composta por essas novas lideranças escolhidas e que desempenharia funções diferentes definidas pela hierarquia atual da empresa.

A metodologia que guiou esse processo é o método Scrum. Definimos um plano de entregas para esse projeto (backlog). Também definimos que a entrega inicial seria uma versão beta de um e-commerce de camisas sociais personalizadas, com poucas funcionalidades, para testar algumas hipóteses de negócio, entre elas: a “persona” escolhida (homens) compraria roupas por esse canal? Os atributos de comodidade e personalização seriam diferenciais? Os preços praticados nesse canal seriam aceitos pelos clientes? Em um dos Sprints foi criada uma “landing page” que permitia receber pedidos de clientes e monitorar o comportamento de compra desses clientes em um ambiente online. 

A partir daí, dentro do conceito de “erre rápido, aprenda rápido e melhore rápido”, essa “landing page” foi transformada em um site mais robusto e com produtos mais bem definidos, pronto para uma estratégia de aceleração de anúncios e vendas online. 

Portanto, por meio desse modelo ágil, a empresa conseguiu em poucas semanas implantar um novo canal de vendas, com uma proposta diferenciada e que já contribui com novas receitas e também como embrião e fonte de uma cultura mais flexível, favorável às mudanças e voltada para a inovação.

O projeto foi considerado bem-sucedido ao atingir seus objetivos iniciais, porém a intenção era de que as operações realizadas, até então, se repetissem e melhorassem ao longo do tempo, trazendo resultados cada vez melhores para a empresa. Ou seja, esse projeto deveria ser transformado em um processo contínuo da empresa. Para isso, seriam necessárias as seguintes atividades dentro do ciclo Business Process Management (BPM):

  • ➔ Mapeamento e análise (as is) e ReDesign (to be)

Monitoramos a experiência do cliente (UX) de acordo com seu fluxo de valor definido no mapa principal de entregas. Também realizamos adequações, melhorias e incorporações de novas entregas/resultados do processo de venda de camisas online.

  • ➔ Implementação (projeto)

Sprints permanentes para melhoria da experiência do cliente.

  • ➔ Monitoramento do desempenho

Definimos OKRs e KPIs de performance, como por exemplo, indicadores de tráfego, funil de vendas, conversão, satisfação dos clientes e reputação da marca.

Criação de monitores de gestão à vista, disseminando os resultados a todos os envolvidos de forma ágil e transparente, contribuindo para a incorporação da nova cultura.

  • ➔ Gestão 

PDCA – a partir dos resultados alcançados pelos KPIs e OKRs, desenvolver novos esforços para melhorar produtos, processos e serviços. 

Exemplo: usar o sistema de indicadores de monitoramento do comportamento e relacionamento com os clientes (CRM/Outros) para identificar novas oportunidades de vendas e conversão dos clientes.

  • ➔ Automação

Buscar ferramentas e parcerias para implementar novas tecnologias de automatização de processos rotineiros. Exemplo: expansão das vendas online via integração do e-commerce com marketplaces.

Dessa forma, os objetivos estratégicos serão atingidos por processos eficientes e bem geridos, provocados pelas mudanças trazidas por projetos inovadores e adequados ao contexto atual das empresas e do mercado.

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