OMNICHANNEL: A qualquer hora e em qualquer lugar
3/10/2022

OMNICHANNEL: A qualquer hora e em qualquer lugar

OMNICHANNEL: A qualquer hora e em qualquer lugar que o seu cliente estiver, confira o conteúdo!

É inegável a evolução exponencial das tecnologias. Junto com ela temos as mudanças culturais e dos hábitos de consumo de nossa sociedade. Isso fez com que grandes oportunidades de crescimento surgissem através de uma boa gestão dos canais de venda e distribuição. Nesse contexto, vamos explorar o caso de uma rede de franquias do segmento varejista de calçados e acessórios femininos com mais de 180 lojas físicas em todo o país.

Esse segmento é caracterizado pelo envio de produtos diretamente da indústria ao varejista por meio de uma distribuição exclusiva, exigindo mais investimento em estoque de produtos acabados nos pontos de venda. Esses produtos acabam sendo comprados em lotes e, portanto, ficam armazenados na maior parte do tempo nos estoques da rede varejista, ficando expostos aos clientes e vendidos conforme a demanda individual de cada um dos pontos de venda.

Por outro lado, uma distribuição que tem como referência canais digitais de venda, caracteriza-se por terem centros de distribuição estratégicos. Isso facilita o transporte e a criação de rotas com o objetivo de reduzir o tempo de entrega e proporcionar maior conveniência aos clientes. Com o crescimento das vendas por canais digitais e à distância de forma acelerada e sua consolidação na preferência dos clientes, o grande desafio é: como ocorre a integração de uma rede de lojas físicas com esse novo canal de distribuição e de vendas? Como vamos manter as lojas físicas competitivas com esse cenário?

A solução proposta foi baseada na coordenação do fluxo de informações do mercado no sentido de tornar mais eficaz a política de estocagem dos parceiros. A ideia central está na integração dos estoques individuais de cada loja e a transformação dos canais de venda dentro de um conceito de OMNICHANNEL. Ou seja, apesar de comprados, distribuídos e armazenados da mesma forma pelos lojistas, os itens agora também fazem parte de um banco de dados integrado. Nele, qualquer cliente poderá acessar os produtos, seja pelos canais ou nas lojas físicas, ou em ambos os canais ao mesmo tempo.

Por exemplo, o cliente poderia comprar o seu produto online e retirá-lo na loja mais próxima, mantendo a experiência de atendimento, mas sem o risco de não encontrar o produto desejado. Ou seja, nesse caso, o cliente que se interessasse por um produto que não está disponível na loja física, por qualquer motivo, poderia realizar a compra online. O vendedor consultaria o estoque online onde se encontram todas as informações dos produtos e esse seria entregue na residência do cliente.

Essa integração traz grande eficiência na gestão comercial e dos estoques também. Assim, evita-se perda de vendas por falta de produtos ou em períodos sazonais e propiciando o aumento do giro de itens menos procurados que, muitas vezes, ficam estocados e agora teriam outra alternativa para venda. Para essa estratégia, também pensamos em um suporte. Uma divisão das margens entre os varejistas na realização das vendas online, transferência de mercadorias ou utilizando o estoque de outra loja, impedindo conflitos de canais que pudessem desestimular o uso das ferramentas que estão disponíveis.

A estratégia proposta aqui vai ao encontro dos principais objetivos da gestão logística nos negócios: proporcionar que o fluxo dos produtos e/ou serviços, dinheiro e informações ocorra de forma equilibrada e eficiente entre os participantes da cadeia, tornando esta mais competitiva e lucrativa. Atualmente, percebe-se que, para a franqueadora, o empenho de recursos e atividades no planejamento e execução dessas ações representam uma nova forma de criar relações sustentáveis com os principais elos de sua cadeia e cumprir sua proposta de valor, assim, agregando conveniência aos clientes e rentabilidade aos lojistas parceiros.

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